top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaula Caputo

SEJA A SUA VIRADA DE CHAVE


É incrível como afastar-se da questão e observá-la de longe pode capacitar você a encontrar a solução ou a melhor abordagem para aquele momento específico. Já experimentou pensar assim?

Gosto de pensar nas situações e nos problemas como metáforas. Imagine que você se depara com um problema, mas ainda não sabe como resolvê-lo. Reflita sobre como está se sentindo. Observe as palavras que você usa para descrever suas sensações – por exemplo, “Estou me afastando das pessoas, parece que estou cercada por muros, sinto-me como numa ilha deserta“. Bingo, você acabou de criar sua metáfora pessoal.

Ao tentar traduzir suas emoções em uma metáfora, você se autoriza a visualizar e compreender melhor o cenário que está vivendo, mesmo que inicialmente não tenha percebido isso. E, de repente, tudo se torna mais claro e você se sente confiante a agir, a fazer o que precisa ser feito.

Agora, retome a sua metáfora inicial. Você se sentia como se estivesse em uma ilha deserta, cercado por muros. Mas, e se…. Esses muros fossem, na verdade, o modo como você vem se relacionando com o tempo? E se a ilha deserta representasse o espaço necessário para você se conectar consigo mesmo e com suas próprias ideias?

E se… O tempo se torna seu aliado, como um sábio conselheiro sempre presente, pronto para oferecer insights e orientações. Quando se depara com um problema, em vez de entrar em pânico ou se sentir impotente, imagine que o tempo lhe faz um gesto amigável, convidando-o a explorar as possibilidades.

O tempo não é apenas uma abstração, mas uma força que molda nossas vidas de maneira profunda e misteriosa. Ele nos ensina a paciência, a perseverança e a arte de esperar o momento certo. Assim como as marés do oceano, o tempo tem seu próprio fluxo e maré, e aprender a sincronizar suas ações com esse ritmo pode ser a chave para desbloquear soluções incríveis.

Quando você reconhece que o tempo está sempre presente, você se torna o protagonista de sua própria jornada. Você pode optar por navegar pelas águas agitadas da ansiedade ou içar as velas à brisa tranquila da introspecção. São nesses momentos de calma que as soluções frequentemente surgem de maneira inesperada, como pérolas ocultas nas profundezas do oceano.

Não subestime seu poder de resolver seus problemas. Você é o autor de sua história, e o tempo é sua ferramenta mágica. Cada escolha que você faz, cada passo que você dá, molda o enredo de sua vida. Pode levar tempo para ver os resultados, mas lembre-se de que o tempo trabalha silenciosamente nos bastidores, e o controle é todo seu.



OBS: Artigo originalmente na Revista Eletrônica Caminhos da Luz, Disponível em: <https://caminhosdaluzsm.com.br/author/paula-caputo/>, em 28/08/2023.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page