top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaula Caputo

S U C E S S O


O que é sucesso pra você?


Pode parecer estranho, mas essa pergunta é muito valiosa e eu vou te provar, segue a leitura.

Você já deve ter ouvido aquela passagem do livro Alice no País das Maravilhas, quando Alice pergunta ao Gato: “Gato… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar? Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato. Eu não sei para onde ir! Gato: então qualquer caminho serve”.


Quando falamos coisas do tipo “desejo o sucesso”, “sou um fracasso”, “quero um bom relacionamento” quem ouve pode até ter uma ideia do que você está querendo dizer, mas com profundidade e riqueza de detalhes, apenas quem fala sabe esses por menores.


Por mais que todos nós já saibamos de antemão o que significa sucesso, fracasso, bom, ruim, felicidade, certo, errado (entre tantas outras palavras subjetivas) os limites e desejos intrínsecos em cada uma palavra dessas é de cunho muito particular.


Por isso te pergunto novamente – O que é sucesso pra você?


Você conseguiria reconhecê-lo na sua frente?


Insisto na pergunta por que na maratona da vida, ali no cotidiano mesmo, a gente entra numa busca frenética por algo que, muitas vezes, nem sabe direito que aparência tem. E, muitas vezes sofre por não ter.


Será que não tem mesmo, ou você não está vendo direito?


Parar e pensar o que significa SUCESSO pra você, colocar marcos de reconhecimento (de crescimento ou mudança de nível) na jornada são ótimos sinalizadores.


Tanto para ajuste de rota (sim, objetivos e metas podem mudar no meio do caminho), quanto para saber o quão distante ou bem pertinho você está de se deleitar com o seu merecido sucesso.


Recentemente, ouvi de uma amiga que as crianças da família dela, vindas do nordeste para o Rio de Janeiro (na década de 50, então capital do país) se reconheceram ricas ao ouvirem a mãe informar, que agora que tinham chegado ali naquela nova cidade não comeriam mais de colher, mas com garfo e faca.


Agora, pergunto: será que você já não está no auge de seu sucesso e nem se deu conta?

Me escreve contando… Vou adorar saber: paulacaputoqvs@gmail.com


*Artigo originalmente publicado na Revista Statto em 30 de nov de 2021. Disponível em: < https://revistastatto.com.br/bem-estar/razoes-de-viver/s-u-c-e-s-s-o/ >.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page