top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaula Caputo

NÃO EXISTE RESPOSTA ERRADA


Estava aqui relembrando meu tempo de atuação como pesquisadora clínica em saúde…


Lembrei o quanto ficávamos frustrados, eu e meus colegas, enquanto aspirantes de iniciação científica (lá no comecinho da graduação) com respostas negativas. Ou melhor, respostas diferentes daquelas que desejávamos aos nossos experimentos.


Mais tarde, já no mestrado, era nossa missão (dos mais experientes academicamente) lembrarmos aos novatos, que não há experimento com resultado negativo, pois toda a resposta é resposta.


Logo, tanto a “não resposta”, como a “resposta negativa” também é uma resposta.


E, assim, é na vida também…. Mas nem sempre conseguimos fazer essa leitura.


É a partir dos resultados de nossas ações que fazemos o direcionamento para uma tomada de decisão por uma via ou outra do problema, aparando as arestas necessárias – ou possíveis – para se seguir até a finalização daquela situação.


Muitas vezes, não temos a resposta que queremos, mas a resposta necessária (que precisamos) para nos levar ao próximo nível. A próxima pergunta, ao próximo negócio, ao próximo investimento, ao próximo nível.


Errar é parte integrante e fundamental do processo, é o errar que trás a clareza necessária sobre a solução mais efetiva (ou ás vezes, momentânea), sobre os meios mais viáveis tanto na execução quanto no financeiro.


Mas, o mais importante é não parar frente as dificuldades, nem se apegar as pedras do caminho, problemas sempre existirão para quem se coloca a buscar por seus objetivos e sonhos.


E, muitos anos depois, aquela jovem pesquisadora, inexperiente e afoita, dá lugar a empreendedora madura – aqui sigo minhas pesquisas e experimentos, mesmo distante do laboratório, pivotando.


Testo hipóteses, aperfeiçoo métodos, pego caminhos errados, acerto, ando mais um pouquinho, retrocedo (às vezes). E, assim, sigo em busca dos meus sonhos e objetivos. Mas, sempre em frente!


Realmente, somos a soma de todos os nossos dias de vida, pessoas e experiências que vivemos. Somos soma e multiplicação, com algumas provas dos nove! kkkkk


*Artigo originalmente publicado na Revista Statto em 5 de abril de 2021. Disponível em: https://revistastatto.com.br/lifestyle/comportamento/nao-existe-resposta-errada/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page