Buscar
  • Paula Caputo

ERRAR É UM LUXO


Errar é um verbo excelente, apesar do substantivo “o erro” ser desprezado e mal visto.


Errar é o verbo da tentativa, do equívoco, da incerteza, da probabilidade de não se acertar na mosca, mas muito se aprende, se aprende até o que não mais fazer.


Olhamos com carinho para as conquistas positivas, os resultados positivos, mas precisamos ser mais benevolentes com os resultados negativos, eles também nos aproximam do alvo e muito nos ensinam ao longo do caminho.


Errar não é escolha, errar é uma consequência. Ninguém acorda decido a errar: “hoje, está um lindo dia para eu cometer um erro magnânimo” não, definitivamente não.


Acordamos com planos, desejos, objetivos, vontades que no plano mental funcionam muito bem. Mas, na prática deixam a desejar.


A prática, a mão na massa mesmo, apresenta desalinhos e dificuldades muito aquém de qualquer filosofia.


Errar também é prática, aos poucos você vai reconhecendo seu padrão de erro, onde você sempre tropeça ou desequilibra. Você vai conhecendo e REconhecendo o caminho, até o dia que acerta em cheio, no alvo, BINGO!


Errar é uma ciência inexata, cheia de nuances e aprendizados. Nunca, nunca mesmo um erro é igual ao outro, cada erro tem suas peculiaridades e requintes.


Errar exige observação, atenção, disposição e muita, muita coragem.


Coragem para aceitar que o erro faz parte do acerto, para entender a necessidade desse aprendizado na sua vida, de reconhecer sua vulnerabilidade e continuar buscando os seus sonhos, objetivos ou metas apesar de toda e qualquer dificuldade que encontre pelo caminho.


No entanto, também é necessário, responsabilidade para se olhar o que aconteceu e avaliar: O que aconteceu? O que foi favorável? O que foi desfavorável? O que posso fazer de diferente numa próxima vez para que isso não se repita?


Dessa forma, corajosa e segura, errar é um luxo para toda e qualquer pessoa que busque seus objetivos, pois dessa forma os erros são marcos do seu desenvolvimento e da sua evolução e não rótulos de fracasso.


E aí, pronta para errar agora?


texto originalmente publicado na revista Statto, em 8 de junho de 2021. Disponível em: https://revistastatto.com.br/bem-estar/razoes-de-viver/errar-e-um-luxo/


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo