top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaula Caputo

Autonomia Para Tempos Digitais

Atualizado: 14 de jan. de 2019


O cenário atual exige do indivíduo nova forma de administrar problemas pessoais mediante as novas perspectivas da sociedade. 


Se antes, podíamos viver seguramente em trabalhos formais de longa duração, onde as preocupações com o trabalho não ultrapassavam os limites dos portões das empresas, hoje, já não funciona assim, a vida é dinâmica e sistêmica – tudo ocorre ao mesmo tempo e velozmente. 


Antigamente, nossa vida pessoal não se misturava com a profissional, mas, com a chegada do digital, tudo isso mudou e, hoje, as áreas da vida não têm mais os antigos limites: se misturam e se comunicam interferindo (em maior ou menor grau) umas com as outras.


O atual mercado tem exigido que as pessoas conheçam seu propósito, o que os move e seus valores.


Ou seja, há a necessidade de uma linha mestra para guia-los, a fim de unir suas ideias em prol de um objetivo maior - uma felicidade estruturante. 


A Felicidade Estruturante, definida pelo Prof. Dr. Carlos Nepomuceno, por sua vez, consiste em uma espécie de linha guia, construída ao longo da vida, que una os passos cotidianos e, ao mesmo tempo, mantenham o sujeito motivado para ir em frente preservando seus valores. 


Uma espécie de linha norteadora, na qual objetivos e propósitos de vida estejam bem claros e definidos, pra que o indivíduo não se perca no caminho. 


O novo ambiente digital demanda esta nova batalha pela autenticidade. 


Há uma necessidade intrínseca de se buscar um significado (o ser humano sempre desejou ir de lagarta à borboleta), e a busca pela autonomia prova isso. 


O mundo digital exige mudanças pessoais. 


Se antes podíamos “deixar a vida nos levar”, hoje, isso não é mais possível. 


A inovação é o meio para a descoberta da identidade pessoal e, há uma demanda por mentes mais criativas no mercado de trabalho .


Essa demanda, por sua vez, exige o olhar inovador e diferenciado, sobre qualquer coisa, buscando soluções precisas e acuradas para demandas antigas.


O desejo de deixar legados tem se ampliado juntamente com a busca da felicidade estruturante, o que aumenta significativamente a capacidade da pessoa conseguir aumentar a taxa de significado e realização em sua vida pessoal e profissional. 


Cada vez mais, se quer estar motivado, procurar propósito, diversidade, enfim, existir. 


*********

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page